terça-feira, 30 de novembro de 2010

O pensamento constante

"Potencialmente, a criança contém muitas personalidades futuras; ela pode vir a ser isto ou aquilo. A educação produz a seleção social da personalidade externa. A partir do ser humano como biótipo, a educação, por meio da seleção, forma o ser humano como tipo social" (Vigotsky, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2003, pg 82)
Com este pensamento de Vigotsky,podemos fazer uma reflexão sobre este universo em que se enquadra a educação. Para Vigostky, a linguagem é a ponte de ligação a todo o procedimento de construção do pensamento e do conhecimento, a ZDP(zona desenvolvimento proximal) nos mostra isto com clareza no momento em que coloca a criança diante do fato de usar a comunicação para interagir junto à outras crianças, que através do envolvimento social, ela se comunica e fala na mesma proporção e densidade fazendo com ela se integre à um grupo social. Na convivência intercalam jeitos e estímulos fazendo vivenciar várias vidas de maneiras à construir seu conhecimento, a sua cultura faz parte deste meio social, onde faz com que a criança estabeleça fortes elos de ligação tornando uma pessoa bem estruturada. O professor aparece como mediador na construção deste ser social e de seus conhecimentos, utilizando o meio e demais signos e objetos como forma de estimular o seu aluno nesta construção.
Ao ler um pouco mais sobre sua metodologia, percebi o quanto Vigotsky, era a frente de seu tempo, quanto se preocupava com a educação, de como o professor tinha fontes e recursos para levar ao seu aluno o estímulo de buscar o saber. Ao fazer suas duras críticas Vigotsky, construia suas bases de estudos mais profundos sobre o ser humano.