quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SEMESTRE DECISIVO “TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO”

Estamos na reta final, foi difícil chegar até aqui, mas graças aos colegas, tutores (as), professores (as), além de uma coordenação e equipe Diretiva de peso, conseguimos. Agora é demonstrar um pouco de tudo que foi aprendido durante este tempo, contando novamente com a ajuda de todas estas pessoas, como é bom saber que não estamos sozinhos, muito pelo contrário basta um clic e de alguma forma estaremos bem próximos, estou feliz por ter chegado até aqui, ansioso para chegar ao final e com gosto de quero mais, por saber que este final esta tão próximo.
Escolhi realizar o meu TCC, sobre as adaptações necessárias no uso da tecnologia nos laboratórios de informáticas das escolas, principalmente de rede pública. Escolhi este assunto, pois após realizar o estágio em um laboratório de informática, constatei que os computadores, bem como o espaço físico ocupado pelo laboratório, não condizem com a realidade inclusiva que é comentada diariamente. A primeira aula presencial deste semestre veio bem a calhar, pois a Professora Luciane junto ao Professor Eliseu, nos trouxeram dicas importantes sobre a elaboração deste último trabalho, incluindo ai o modo de fazer-se neutro durante os relatos, buscando utilizar a terceira pessoa. Foram demonstrados alguns TCCs, o que nos fez analisar de modo concreto o assunto em pauta, conseguimos nos reunir em grupos e acompanhar de perto, com debates e em clima propicio para a aprendizagem, todas as discussões necessárias para que a aprendizagem ocorresse de forma consistente.
Novamente por haver escolhido efetuar o meu estágio em escola municipal para alunos com necessidades educacionais especiais de aprendizagem, estou podendo contar com o auxilio da Tutora Graciela e da Orientadora Gabriela, que tiveram o trabalho de elaborar um roteiro para elaboração de trabalho de pesquisa, material este que se transformou em um questionário, que após devidamente respondido nos facilitará na elaboração de nosso TCC, pois vem de encontro a tudo aquilo que necessitamos para concluir nossos objetivos.
É lógico que o assunto a ser discutido; a questão chave; hipóteses; evidências; o s tipos de informação; os objetivos; as metodologias; as conclusões; a documentação; os problemas; a maneira de resolver os problemas; tudo será de certo modo utilizado de forma a causar o entendimento sobre o desenvolvimento de nossas atividades, buscando melhorar ainda mais a aprendizagem nas escolas onde realizamos estágio, bem como, nas demais que por vezes possuem os mesmos critérios de avaliação e a mesma maneira de entender a educação. Todavia é o nosso ponto de vista que deverá prevalecer, argumentado, sedimentado diante das palavras dos grandes mestres da área da educação em todos os tempos, pois, foi baseado na aprendizagem adquirida levando-se em conta seus feitos e suas pesquisas, que nos trouxe até este ponto do curso.
Este curso pode estar chegando ao final, mas a aprendizagem, esta jamais termina, pois estaremos sempre dispostos a aprender mais, para compartilhar mais fazendo uma grande troca, onde todos nós sairemos cada vez mais conscientes da importância da continuidade em nossa atualização, para que prevaleça uma aprendizagem com real qualidade, como esta que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tão gentilmente nos está proporcionando.