domingo, 22 de novembro de 2009

SOBRE A ANÁLISE DE MEU PLANO DE AULA, DESENVOLVIDO NA INTERDISCIPLINA DE LINGUAGEM. ANÁLISE SOLICITADA NA INTERDISCIPLINA DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.

A última questão foi para mim, um momento muito especial, onde pude imaginar compartilhando conhecimentos com dois dos maiores ícones da educação mundial em todos os tempos, pena não constar o nome de Paulo Freire nesta questão. Foi uma honra poder escrever algo sobre estas celebridades, me concentrei e realmente me imaginei bem próximo a elas, lembrei-me de coisas que aprendi no curso de Magistério, juntei às que soube neste curso e fiquei extasiado com tanta aprendizagem. Muito obrigado!

6. Agora, imagine um encontro seu com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Quais sugestões Freinet daria a você para desenvolver este projeto? E quais ideias teria Maria Montessori?
Célestin Freinet este pedagogo brilhante cujo centenário foi comemorado no ano de 2001, certamente me diria da importância de se promover um jornal escolar, bem como a confecção de cartas escritas pelos alunos, ou as aulas-passeio, ou ainda os cantinhos de atividades, dentre outras, seja qual fosse a sugestão, o importante é manter a criança sempre a considerando como o centro de sua própria educação, utilizando uma Pedagogia do Bom Senso, do Trabalho e do Êxito, respeitando e valorizando a livre expressão dos alunos, aprendi sobre este mestre no curso de magistério e sempre que posso utilizo suas criações, pois sei o quanto atuais e benéficas elas são na construção de uma aprendizagem consistente e com qualidade.
Maria Montessori, com certeza elogiaria o meu modo de desenvolver atividades com os alunos, pois, também acredito na liberdade orientada, na maneira de realizar atividades diversas, utilizando movimentos físicos, procurando sempre causar uma integração com a mentalização, unindo o lúdico aos momentos de grande reflexão, causando um grande enriquecimento cognitivo. Isto ajuda a criança a desenvolver equilíbrio, através da coordenação de movimentos e do controle das ações. Uma das sugestões que ela acrescentaria à minha atividade, seria o uso do material dourado, o qual já utilizei com alunos em outras oportunidades e que facilitam muito na compreensão dos alunos com respeito à representação de quantidades numéricas, de maneira lúdica através dos jogos “Dez não pode 1 e 2”, a criança aprende de maneira muito prazerosa e significativa.
Conclusão:
Quando fiz este plano, resolvi utilizar o modelo que a professora havia postado na integra, pois, achei uma boa oportunidade de observar como seria fazê-lo desta forma. A principio gostei muito, pois, a cada nova atividade, novos objetivos surgiam e novas técnicas me vinham à mente, logicamente fica mais difícil utilizar este modelo no dia-a-dia, mas acredito que uma vez por mês, seria bom para mim como professor, mudar a maneira mais simplista de redigir os meus planos de aula, para esta mais complexa, pois, isto me causaria uma avaliação mais significativa do trabalho desenvolvido com os alunos. Avaliar o aluno é importante, mas, fazer uma alto avaliação de meu trabalho como professor, para mim é muito mais importante à medida que procuro orientar o aluno da melhor maneira possível, e na busca por esta qualidade no desenvolvimento de minhas atividades, me observo, para ver refletido no aluno a aprendizagem que tanto prezo. Já havia gostado de realizar a atividade proposta anteriormente, poder analisá-la de forma mais técnica, me fez ver que estou no caminho certo, apesar de a professora me sugerir que o tema proposto poderia dificultar a confecção de atividades mais relacionadas com a disciplina de Linguagem, acredito que por tratar-se de um plano de aula para alunos de quarta série, onde diariamente mais de uma disciplina são propostas, pude desenvolver atividades relacionadas também a linguagem, de forma bem consistente, promovendo uma aula com momentos lúdicos, com liberdade de movimentos e diálogos, o que causa uma aprendizagem que todos queremos degustar.