sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROFESSOR GAÚCHO PROPÕE NOVO MÉTODO DE ENSINO AO MEC.

Imprimir E-mail
Escrito por Assessoria de Imprensa
[30/09/2009]

Natural de Arvorezinha (RS) e dono de uma história de 36 anos de dedicação ao magistério, o professor Ironi Andrade teve esta semana uma produtiva e promissora reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes. Intermediada pelo vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), a audiência poderá resultar no exame de uma nova metodologia de ensino da Língua Portuguesa nas escolas do País.

Considerado pelo parlamentar como um homem inquieto e apaixonado pela Língua Portuguesa, Andrade expôs ao secretário e assessores técnicos do Ministério sua insatisfação com o que considera deficiências graves dos alunos que saem das escolas com sérios problemas de ortografia e interpretação de texto. Para o educador, são problemas decorrentes da metodologia e do material didático empregado, entraves que poderiam ser facilmente solucionados a partir de uma mudança de técnica.

Ironi Andrade se colocou a disposição do Ministério da Educação para, a partir da própria metodologia por ele adotada no interior do Rio Grande do Sul, testar o novo método em escolas brasileiras. “No ensino de Língua Portuguesa é preciso vencer degrau por degrau, seguindo uma reforma didática e pedagógica seguida de uma profunda revisão de conteúdos”, sugeriu.

O testemunho do professor, que se diz um homem preocupado com as futuras gerações do Brasil, atraiu a atenção do secretário executivo do Ministério. Paim encaminhou Andrade para promover discussões com grupos técnicos do MEC. “Hoje, o ambiente no Ministério é propício para esta discussão”, afirmou Paim. O secretário destacou que o Ministério tem uma grande preocupação com o preparo daqueles que ensinam, ou seja, os professores brasileiros, e foi pensando nisso que se criou o Guia de Tecnologias para o Aprendizado, pelo qual é possível receber sugestões de novos métodos de ensino.

O deputado Beto Albuquerque, que foi aluno do professor Andrade, disse que o educador criou um bom problema para ele próprio e para o Ministério, pelo qual quem sairá ganhando são os alunos do país.

É bom saber, que um professor gaúcho está preocupado com a metodologia aplicada nas escolas, principalmente ligada à disciplina de "Língua Portuguesa". Muitos alunos estão deixando as escolas, sem saber formar frases corretamente, bem como, cometendo erros de ortografia muito graves, em se tratando inclusive de alunos do ensino médio. Portanto é oportuna a atitude deste educador, de demonstrar sua metodologia em Brasília (DF), com o propósito de mudar esta metodologia utilizada hoje em dia.
Fico no aguardo para saber qual a real mudança proposta, já que o professor não há publicou em nenhum local para que fosse divulgada.
Recebi este comunicado através de e-mail, da assessoria de imprensa do Dep. Beto Albuquerque.

Não sou partidário de nenhum partido político, apenas aceito que pessoas independente de suas profissões, me enviem notícias que envolvam a área da educação, prioridade número um em meu blog.