segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO



Este grande educador, demonstra a preocupação com o presente, pressupondo o futuro das pessoas que hoje estão estudando, nas mais variadas áreas, em que possuem a mesma metodologia de ensino, o que nos causa preocupação, visto que outras pessoas dependerão destes profissionais em curto prazo.







Conferencista: Prof. José Carlos Libâneo

Tema: Desafios da escola de hoje: educar para o pensar, o agir e o compartilhar.
Sinopse: O conferencista aborda com esse tema os seguintes assuntos: traços de um mundo em mudanças e como afetam a educação e o ensino. Propostas de um programa de atuação na escola. Mudanças necessárias na prática profissional dos professores.
Mini-curriculum: Doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha. Atualmente é professor da Universidade Católica de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Educação. É autor de vários livros, entre eles: Didática e Pedagogia e Pedagogos para quê, ambos pela Editora Cortez, Organização e Gestão da Escola, pela Editora Alternativa de Goiânia. Escreveu 18 capítulos de livros e diversos artigos em revistas especializadas. Realiza pesquisas sobre temas de Teoria da Educação, Didática e Organização Escolar. Também ministra conferências em congressos e encontros de diversas instituições universitárias e secretarias de educação do país.
Fiz questão de citar a biografia deste grande professor, pois, é uma forma de demonstrar que hoje temos muitos filósofos, preocupados com este tema “Educação”, o qual vem sendo motivo de grandes palestrantes, mas poucos com o gabarito que este mestre possui, para desenvolver sua atividade de maneira simples, sem perder a eficiência ou o horizonte a que se destina.