quarta-feira, 2 de setembro de 2009

POR UMA HUMANIDADE MAIS UNIDA

Na aula presencial do dia 01 de setembro, resolvi colocar algo que estava preso em minha garganta para fora. Tive oportunidade para tanto, na aula de Didática, na dinâmica em grupo, utilizando uma vela, onde cada membro do grupo relatava suas marcas, e fiz meu desabafo.

Tenho observado já há muitos anos, que a mania de rotular a quase tudo e a quase todos, está causando um grande mal a nossa sociedade. Há pouco tempo atrás, quando queríamos falar algo relacionado a alguma descoberta importante da humanidade, dizíamos que o homem conseguiu tal feito, fosse na área que fosse. Quando perguntávamos do porque de dizer que o homem e não o ser humano realizou a obra, nos era explicado, que era apenas uma maneira de expressão, uma forma de ressaltar o homem, mas que valia para todos incluindo as mulheres – confesso que sempre achei esta expressão meio machista e contrária aos princípios de crescimento intelectual de todos os seres humanos.

Os anos foram passando, hoje falam dos direitos dos idosos, amparados em estatuto, dos direitos das mulheres, amparados na Lei Maria da Penha, nos direitos das crianças, amparados em estatuto, dos direitos dos afros descendentes, amparados por legislação, etc. Uma de minhas buscas e angustias, é saber quando o Ser Humano voltará a ser uma unidade, tendo os seus direitos respeitados, indiferentes ao sexo, a raça, a idade, as necessidades educacionais especiais, etc. Fala-se tanto em inclusão, mas através da criação de meios de direitos separatistas de certa forma, estão nos separando uns dos outros cada vez mais. Afinal o direito de um, não deve ser, o mesmo direito do outro? As leis, não devem ser, iguais para todos? Todos não devemos, respeito uns aos outros? Por que de tanta separação, de tanta rotulação?

Quando o Ser Humano voltar a se respeitar, e se tratar, como Ser Humano, o mundo terá muito menos Violência e muito mais Humanidade em seus dias.

O Ser Humano deve se respeitar, desde o primeiro segundo de vida, ainda dentro do útero materno, até a idade que alcançar em vida, bem como, após sua morte, seja da raça que for, com necessidades educacionais especiais ou não, do sexo que for, da nacionalidade que for, etc. As Leis devem punir a qualquer tipo de desrespeito considerado crime, com o mesmo rigor para todos, com igualdade de direitos e deveres, sem nenhuma distinção.

Não é porque alguns políticos acreditam que separando o povo, poderão com isso, garantir maior número de votos em suas urnas, que nós enquanto cidadãos temos de acatar e aceitar tudo que nos é oferecido, sem ao menos refletirmos sobre o que há por de trás de todos estes projetos. Caso não nos alertemos sobre o que está ocorrendo, corremos o risco de sofrer com catástrofes cada vez maiores, causadas por nossa ignorância dos fatos.

Quando elaborarmos nossos projetos junto a nossa comunidade escolar, devemos dizer que o mesmo deve abranger aos seres humanos portadores de necessidades especiais, ou não, aos seres humanos de tais faixas etárias, aos seres humanos pertencentes às séries tais, etc...

Acredito que a Unidade ajuda a Humanidade a demonstrar de maneira mais coesa o que realmente pretende alcançar através das ações a serem desenvolvidas em conjunto, causando um crescimento muito mais significativo em todos os aspectos.