quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Livro Encantado de Zezinho - É só alegria.

Fiquei muito feliz com a mensagem, que a Professora Tânia Ramos Fontoura me enviou, sobre a minha singela obra “O Livro Encantado de Zezinho”. Segundo ela, o livro está integrado ao Programa de Extensão "Quem Quer Brincar?", o qual recebeu a doação, a qual todos apreciaram muito. Tanto que incorporaram o livro ao acervo, como sugestão de atividade na área de estímulo à leitura. E termina a mensagem dizendo: Parabéns pela proposta!

Quem Quer Brincar? - clic neste link e conheça este projeto.

É isto que me motiva cada dia mais nesta caminhada, saber que pessoas estão vendo o meu trabalho, e que ele está sendo levado a sério. Isto se chama reconhecimento, isto trás felicidade, e é o que tenho em casa, com os colegas, e agora através deste projeto maravilhoso, que bom poder compartilhar com pessoas ligadas a área da educação, em uma universidade que me recebeu, bem como, aos meus colegas, de braços abertos, de uma obra criada com o intuito de servir para fins pedagógicos. Eu só tenho duas palavras à dizer: muito obrigado!

O Livro Encantado de Zezinho. Clic neste link e leia o livro.

Algumas atividades que podem ser desenvolvidas com o livro:

Ele pode ser utilizado como forma de observação da motricidade fina e da audição, pois, após a professora contar a história, a criança pode desenhar as figuras ligadas ao livro, enquanto a criança desenha, podemos analisar como segura o lápis . Depois que o aluno desenhar, o profesor terá conteúdo para avaliação, sobre o que, o mesmo estava entendendo enquando se conta a história (quando forem crianças que ainda não sabem ler). E também na observação de formação cognitiva, quando conseguem ler, mas não sabem expressar com desenhos, o que estão lendo, dentre outros aspectos ligados a educação infantil. Por isso, este livro foi feito desta forma, até porque, o professor pode tirar cópia xerográfica de páginas separadamente, e depois, pedir para que os alunos unam as mesmas e montem o quebra cabeça, sobre o livro. Como você pode ver, são diversas atividades com poucas páginas e uma história bem simples, a qual fiz para chamar a atenção da criança sobre a biblioteca escolar, mas que também serve para chamar a atenção, para o mundo da informática, pois, quem tem um computador, conectado a Internet, tem tudo o que este livro possui (o livro da história). Em breve vou entrar em contato, com a continuação do livro, espero que goste.