segunda-feira, 19 de maio de 2008

LUZ E SOMBRA

A atividade de Ciências, relacionada a Luz e as Sombras, é muito boa, pois, causa impacto direto enquanto está sendo realizada, bem como faz revivermos momentos únicos, de quando éramos crianças e brincávamos com as sombras de nossas mãos refletidas na parede através da luz de uma vela.Seja na luz do Sol, seja a luz da vela, o fato é que as sombras são silhuetas bem interessantes, que demonstram que em pequenas coisas, podemos chamar a atenção dos alunos para outras tão importantes, como a órbita da Terra em torno do Sol, ou simplesmente a verificação das diferenças de horário, baseando-se apenas na localização do Sol durante o dia, bem como a posição das sombras causadas pelos obstáculos de fronte a seus raios. Atividades assim, nos causam momentos de muita paz e felicidade quando as realizamos, o professor está de parabéns pelos momentos que me proporcionou, junto aos meus familiares. Sem nos esquecermos que é bom relembrar o quanto a sombra é importante para os seres vivos, minha casa é bem sombreada, possuo muitas árvores no quintal, e o meu bairro também é muito consciente a este respeito, me sinto um privilegiado, por viver em contato com a natureza, mesmo tão próximo a um grande centro, isto é para quem gosta da vida, e de tudo que está relacionado a ela.

REUNIÃO COM OS PAIS DE ALUNOS.

Escutei o comentário de uma colega dias atrás, a qual disse o seguinte: os pais dos alunos não comparecem quando são chamados para reunião a respeito de seus filhos, principalmente os que possuem problemas de aprendizagem.

Acredito que isto ocorra por dois motivos: o primeiro seria a maneira como os pais são chamados para a reunião; o segundo é o que ocorre na reunião, que não motiva os pais a continuarem comparecendo às mesmas.

Assim como seus filhos, os pais precisam participar da comunidade escolar, mas não adianta ficarmos chamando-os, apenas para discutir problemas relacionados a seus filhos. Os pais querem um momento diferente, com alto astral, com divertimento, com descontração, e isto eu não vejo acontecer. Os pais trabalham o dia todo, desta forma passam a maior parte do tempo longe dos filhos, quando tem tempo para ficar perto dos mesmos, não querem apenas ouvir sobre seus problemas, querem participar de momentos lúdicos junto com eles. Momentos estes que irão aumentar a afetividade familiar e a harmonia entre, a família e a escola. Pode ser uma gincana, pode ser uma festinha com jogos de argolas, com dança de estourar balões, dentre outros que não exijam muita habilidade mental, mas sim sirvam para relaxamento junto aos filhos. Vamos parar de chamar os pais apenas para oficinas, aprender a jogar tal jogo, etc..., ao menos nas reuniões, vamos proporcionar momentos de puro lazer, onde quando alguém perder, perdeu porque o outro teve mais sorte, e não porque eu joguei mal. O pai, não quer ser derrotado perante o filho, a não ser que seja em equipe, pois, ai ele pode dizer, foi culpa de fulano que não me passou a bola, dentre outras desculpas que são ditas por dizer. Talvez a psicologia utilizada para atrair os pais para a escola, esteja um tanto equivocada. Quando nós professores somos chamados para uma reunião, encontramos uma mesa farta, sorrisos, conversa amigável, somos solidários ao nosso meio. Estive em uma reunião numa escola estadual (E.E.E.M. Padre Nunes), onde a diretora chamou dois jovens para realizarem dinâmicas de grupo entre os professores, foi um momento inesquecível, foi ótimo. Por que não fazemos o mesmo em uma reunião com os pais? Vamos motivá-los a comparecer na escola, para quebrar esta imagem de prepotência e autoritarismo que algumas escolas passam aos pais de seus alunos, tornando momentos tão especiais em momentos tensos, aos quais nenhum pai gosta de comparecer, mesmo que seus filhos não necessitem de atenção especial. Vamos parar de pensar que festa é pra ser realizada apenas em Datas Comemorativas, sou pai, sei bem o que é isto.