sábado, 10 de maio de 2008

VÍRGULAS:


Observando a maneira de pensar de alguns professores (as), no tocante à colocação de vírgulas em seus textos, bem como, na maneira de explicarem o porque do uso das mesmas, comprovei que muitos ainda utilizam a respiração, para comprovar o motivo do uso. Este argumento não pode ser aplicado, pois, a vírgula segue normas e regras muito mais significativas, as quais devem ser expostas aos alunos de maneira mais consistente, se quisermos atingir uma aprendizagem plena.


VÍRGULA:


Emprega-se vírgula:


  • Para isolar termos deslocados, principalmente adjuntos adverbiais, cuja posição normal é no fim da oração:

Havia naquela loja, grande sortimento de calçados nacionais e estrangeiros.

Fizemos, na semana passada, o levantamento de todo o estoque.

Diga-nos, sem constrangimento, onde encontrou esse dinheiro.

Durante quase duas horas, o orador somente falou de suas viagens ao exterior.

Por falta de luz, o espetáculo teve de ser adiado.

As autoridades sanitárias fecharam, na semana passada, vários bares.

  • Para isolar o aposto:

Esteve aqui o Sr. Bastos, nosso agente em Blumenau.

A reunião foi presidida pelo Dr. Macedo, Diretor do Departamento de Audiovisuais.

Observação – Esta norma justifica a vírgula entre o nome e o cargo ou função da autoridade que assina um documento:

Carlos Porto, Estevão Maia,

Presidente. Secretário.

  • Para isolar o vocativo, dentro de uma frase:

Gostaria de dizer-lhes, meus amigos, que nada fiz além do que era de minha obrigação.

Saibam, minhas senhoras, que este produto é inédito no Brasil.

Observação – Na correspondência, emprega-se dois pontos (:) após o vocativo, já que segue novo parágrafo e inicial maiúscula.

  • Para separar, nas datas, o nome do lugar:

Porto Alegre, 26 de julho de 1975.

  • Para separar nos documentos, o número da data de expedição:

Portaria n.º 65, de 19 de março de 1975.

Lei n.º 5765, de 18 de dezembro de 1971.

O Decreto n.º 63.431, de 1.º de outubro de 1968, estabelece critérios para a expansão d ensino superior.

  • Para isolar certas palavras e expressões explicativas, corretivas, continuativas, preventivas, etc.:

Veja-se, por exemplo, o que dizem os jornais de hoje.

O próximo número sairá amanhã, aliás, depois de amanhã.

Quero, além disso, dizer-lhes que o prazo de inscrição terminou ontem.

Você, com a nota deste mês, não conseguiu somar vinte pontos, isto é, já está reprovado.

  • Para separar as conjunções pospositivas em geral:

Tudo acabou bem; eram, pois, infundados nossos temores.

Estão interrompidas as comunicações telegráficas; não podemos, portanto, receber notícias.

Carlos compreendeu, imediatamente, toda a extensão dos danos; era, porém, homem calmo e ponderado.

Soubesse ele, embora, toda a verdade, não diria uma palavra naquela ocasião.

  • Para marcar a omissão do verbo:

Eu confiro as portarias; tu, as tabelas correspondentes.

Meu irmão casou em maio; eu, em julho.

Os valorosos levam as feridas, e os venturosos, os prêmios.

  • Para separar as orações coordenadas sindéticas adversativas:

Ele passou por aqui, mas não consegui entregar-lhe o abaixo assinado.

Tu és uma pessoa inteligente, porém não dás o devido valor ao estudo.

  • Para separar as orações coordenadas sindéticas explicativas:

Deve ter chovido, porque o pátio está molhado.

Vá andando, que eu irei em seguida.

Fique aqui, pois a chuva não demora.

  • Para separar as orações coordenadas sindéticas alternativas, principalmente as enfáticas e as muito longas:

Ou vocês terminam esse serviço agora, ou serão dispensados no fim do mês.

Ou me engano muito, ou ele não será eleito.

Nesta terra, ou chove e faz frio, ou faz sol e o calor é insuportável.

  • Para separar as orações coordenadas sindéticas aditivas iniciadas pela conjunção e, quando seus sujeitos são diferentes:

Os mantimentos andavam cada vez mais escassos, e doenças de várias espécies dizimaram grande parte da população.

“Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se.” (Machado de Assis)

  • Para separar as orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), quando enunciadas antes da principal:

Como não houvesse “quorum”, a sessão foi adiada.

Aberta a sessão, o secretário leu a ata.

Não ocorrendo novos empecilhos, os trabalhos serão encerrados amanhã.

Visto que assim queres, faremos tua vontade.

Se queres a paz, prepare-se para a guerra.

  • Para isolar orações e quaisquer termos intercalados:

Vou, como disse antes, referir o caso.

Seu relatório, embora seja objetivo, poderia ser mais conciso.

O trabalho, embora não seja excelente, apresenta alguns dados de real interesse.

Comunicamos a Vossa senhoria que, na próxima quarta feira, não haverá expediente nesta Escola.

Observação – Se não fosse o termo intercalado “na próxima quarta-feira”, não haveria as duas vírgulas da frase anterior.

Informamos a Vossa Senhoria que, nesta data, este Conselho autorizou o funcionamento da Escola de Artes Industriais Belmiro Souto, dessa localidade.

Observação – Omitindo-se o termo “nesta data”, desaparecem as duas primeiras vírgulas da frase anterior.

Sugerimos a Vossa Senhoria, a fim de que não se repitam situações como a que acabamos de expor, que os responsáveis sejam afastados de suas funções.

  • Para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas:

O Brasil, que é nossa pátria, tudo merece de nós.


NÃO SE EMPREGA VÍRGULA:


  • Entre o sujeito e o verbo:

O Ministro do Planejamento e Coordenação Geral virá a Porto Alegre.

O Diretor da Faculdade de Educação foi a Brasília.

  • Entre o verbo e seus complementos:

Comunicamos a Vossa Senhoria que a venda de títulos patrimoniais está suspensa.

Informamos Vossa Senhoria de que as provas foram adiadas.

Solicitamos a Vossa Senhoria que nos envie uma relação discriminada das máquinas existentes nesse Departamento.

Diga-lhe que o aguardaremos no aeroporto.

  • Antes da oração subordinada substantiva:

Os jornais afirmam que a crise do petróleo está chegando ao seu final.

Lembrei-me de que teria de ir a uma reunião do clube.

  • Antes do complemento nominal:

Ensinei-lhes o respeito aos valores culturais.

Sempre insisto na obediência às normas de trânsito.

  • Antes de termos de significação restritiva:

O juiz de futebol Armando Marques goza de grande conceito.

O jogador brasileiro Pelé transferiu-se para os Estados Unidos.

O recurso utilizado para redigir as explicações a respeito da utilização de vírgula, foi o livro: O Português das Comunicações Administrativas – Autor: Adalberto J. Kaspary – Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), 12.ª Edição.



CONCLUSÃO:


Como ficou aqui demonstrada, a respiração, não têm nada haver com a vírgula. Ocorre que ao lermos as palavras, utilizamos uma pausa na leitura, nos locais onde se encontram as vírgulas. O mesmo também fazemos quando encontramos um ponto final entre uma frase e outra.

Temos de ter muito cuidado ao utilizar programas que visam a corrigir possíveis erros ortográficos, pois, muitos destes apenas corrigem as palavras, mas não conseguem corrigir a pontuação em suas (Normas Básicas), portanto é comum encontrarmos erros de pontuação, quando utilizamos um programa (Office), que deve corrigir erros ortográficos automaticamente, pois, são inúmeras normas o que dificulta, por parte dos criadores de tais programas, inserir as mesmas em seus sistemas complexos.

A utilização de pontuação nos textos escritos em língua portuguesa, é tão complexa, que mesmo o aluno que cursa a Faculdade de Letras, demora algum tempo para conseguir chegar próximo do aprimoramento necessário, para desenvolver atividade relacionada à mesma, sem cometer equívoco.