sábado, 26 de abril de 2008

SOBRE O VÍDEO BALANCE

Módulo 2 - Ciclos da Natureza: Noções de Tempo e Espaço

http://br.youtube.com/watch?v=ZJWT3p7uM6Y - (link para o vídeo).

O vídeo Balance é deveras interessante, já que demonstra o quanto os indivíduos necessitam um dos outros para manter o equilíbrio naquele universo, não adianta um ir à direção correta, se o outro não entende o que este pretende, e o desafia indo à direção errada. O vídeo demonstra um entendimento mútuo, muito bem idealizado. Os personagens se entendem, reagem a cada movimento de maneira correta, ordenada, todos sabem dos riscos que correm, pois, estão em situação de perigo constante, mas mesmo sem comunicação verbal, reagem pelos sentidos, pois, sabem que onde um for derrotado, todos irão sofrer as conseqüências deste ato, então um precisa ser tão cauteloso quanto o outro, para que tudo saia da melhor maneira possível.

A calma, a paciência, a tranqüilidade, a habilidade, o entrosamento, o senso de equipe, a humildade, a frieza, a precisão com a qual executam cada gesto, é de causar uma certa inveja, no bom sentido, e é o que mantêm a todos firmes ali, uns ajudando os outros. Ninguém é melhor que ninguém, todos estão na mesma situação e sabem conviver com ela, sabem superá-la, e isto é o que importa. Cada desafio novo é vencido não por um, mas por todos, pois, todos absorvem os resultados, todos estão dando o mesmo valor a suas vidas e a maneira de conduzi-las, preocupados uns com os outros, para que tudo saia da melhor maneira possível, e isto é o que importa, a vida preservada através do ato do grupo todo.

Através deste vídeo, podemos analisar como ações individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema. Todos os personagens tiveram a chance de tentar adivinhar o que a caixa continha, mas como sempre ocorre em qualquer sociedade, o novo divide o pensamento das pessoas. Como em qualquer convivência em grupo, um indivíduo pode pôr tudo a perder em algum momento de irreflexão, neste momento cabe ao grupo repreendê-lo para que tal fato não se repita, mas depois, tudo deve voltar ao normal, pois, todos dependem uns dos outros, e o próximo a cometer algum equivoco, pode ser qualquer um, daí também a importância do perdão, para que a vida continue com paz e harmonia.

Sempre que alguém resolver por conta própria, represar as águas de um rio, executar uma queimada em sua propriedade, jogar lixo dentro de arroios, ou em terrenos baldios, dentre outras atividades ruins ao ecossistema, mas infelizmente praticas comuns em nossos dias, o equilíbrio de um sistema estará sendo alterado, por isso devemos pensar muito bem antes de tomarmos decisões apressadas, que pareçam uma economia de tempo e dinheiro, pois, muitas vezes poderemos estar alterando o equilíbrio de nosso sistema sem nos darmos conta..

Nosso mundo, infelizmente não aderiu a este conceito, que só será adquirido quando nós seres humanos, nos posicionarmos dentro de padrões éticos, onde cada passo a ser dado levará em consideração o lugar onde vivemos e o bem estar de todos que neste habitam. Hoje ao invés disto, o ser humano em sua grande maioria, quer levar vantagem, pois, quer dar um passo maior, para alcançar algo maior rumo a destruição, que muitas vezes vem embutida dentro de uma sensação de progresso. Esquecendo-se que às vezes temos de recuar, para podermos continuar vivendo com qualidade de vida. Não adianta pensarmos apenas no progresso, de nosso tempo, se em um curto espaço deste, não existirão mais árvores, ou água potável para bebermos, dentre outras transformações ruins que poderão ocorrer. Temos de escolhermos o caminho certo, e reagirmos a tudo isto de forma que o planeta saia lucrando, o planeta é o nosso lar, se o destruímos, se continuamos desequilibrando seu eco sistema, devastando o nosso meio ambiente, estaremos condenados ao caos, e condenaremos todas as gerações futuras, as quais dependem de nós, da maneira de nos equilibrarmos hoje, para terem a chance de viver amanhã.

Aproveito para deixar relatados os meus parabéns às pessoas que elaboraram este vídeo, a preocupação com a filmagem em 3D, com o propósito de nos dar uma melhor impressão do que está ocorrendo no tempo e no espaço ocupado pelos personagens. A maneira como demonstram a interferência do real, com o imaginário, a forma como foram confeccionados os personagens, a disposição dos materiais acrescentados durante o evento, a facilidade de compreensão da proposta idealizada pelos autores. A noção de tempo e espaço desenvolvida com exatidão, através do sincronismo existente durante todo o desenrolar de acontecimentos, tudo ficou muito evidente para mim. Também aproveito para agradecer ao professor pela sugestão de assistir a uma obra prima, de pequeno tamanho em tempo de execução, mas de infindável tamanho em momentos de reflexão. Muito obrigado!